Igreja Paroquial de São Pedro de Atei

Igreja Paroquial de São Pedro de Atei

IPA.00005782
Portugal, Vila Real, Mondim de Basto, Atei

Arquitectura religiosa, românica e neoclássica. Igreja românica rural, de uma nave e cabeceira simples, rectangulares, reformulada no séc. 19, à qual se adossou capelas colaterais e se fizeram altares de talha polícroma neoclássicos.

fonte: SIPA http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=5782

 

Edificada na Baixa Idade média, provavelmente no séc. XIV, conserva na nave primitiva os portais românicos, a cachorrada que sustenta as cornijas e uma fresta na fachada principal. Remodelada nos sécs. XVI e XIX, foi-lhe acrescentada a capela dos Condes de Cantanhede, a capela-mor e a sacristia. No séc. XX foram removidos o coro-alto e dois retábulos neoclássicos devolvendo-se ao espaço a pureza original.

Contudo, diz a tradição que a igreja de S. Pedro de Atei foi construída na nossa pré- nacionalidade. Atesta o Livro Velho de Linhagens do Conde D. Pedro que estão sepultados no referido templo Sete Condes da família dos Sousões, assassinados por um primo da família dos Nouguelas, que lhes vazou os olhos com um punhal. Parecendo confirmar esta mesma lenda, as portas laterais estão encimadas com motivos antropomórficos representando Sete Condes jazentes e círculos concêntricos com orifício interior, simbolizando os olhos trespassados. Os cultos mais importantes deste monumento foram sempre dedicados à luz e à visão, como são os casos de Santa Luzia e de Nossa Senhora da Luz.