Capela do Senhor  (Mondim)

Capela do Senhor (Mondim)

IPA.00000626
Portugal, Vila Real, Mondim de Basto, São Cristóvão de Mondim de Basto

Arquitectura religiosa, barroca. Capela de planta rectangular com uma só nave possuindo no interior decoração de época barroca. Destaca-se pela quantidade e qualidade da decoração barroca no seu interior.

fonte: SIPA http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=626

 

IIP Imóvel de Interesse Público.
Templo de estrutura Românica em granito com decoração barroca.
Construída no último quartel do séc. XVI, conserva a volumetria, indícios do primitivo portal e restos de pintura, a fresco, na parede testeira da capela-mor, com a representação de S. Francisco e S. Cristóvão e a data de 1588.
Remodelada nos sécs. XVIII e XIX, foi-lhe acrescentada a sacristia e alterada a fachada principal, com abertura de novo portal de verga recta, e apeado o alpendre sustentado por colunas.
Destaca-se, na capela-mor, a azulejaria seiscentista e o retábulo-mor de talha maneirista e na nave dois retábulos de talha rocaille e o tecto, em caixotões de madeira, com pinturas alusivas ao Antigo Testamento. O pavimento integra duas dezenas de sepulturas com molduras em granito e tampas de madeira de carvalho.
Reabilitada em 2005.
Aqui tem assento a Irmandade do Santíssimo Sacramento e da Paixão do Senhor, vulgarmente conhecida como a Irmandade do Senhor e cuja fundação se perde na bruma dos tempos remetendo-nos, provavelmente, para os meados do século XVI. Aos irmãos da confraria, competia zelar pelo Senhor, organizar as manifestações religiosas da Semana Santa e organizar a solenidade do Corpo de Deus. Num documento datado de 1710 é referido serem os irmãos enterrados na Capela do Senhor acompanhados pela filarmónica de Mondim.
Este templo terá servido de albergue aos peregrinos que demandavam o percurso de Mondim a caminho de Santiago de Compostela.