IPA.00014059
Portugal, Vila Real, Mondim de Basto, São Cristóvão de Mondim de Basto
Arquitectura religiosa, barroca. Capela barroca, com planta longitudinal de nave octogonal e capela-mor rectangular, mais baixa e estreita, com fachadas ritmadas por pilastras, percorridas por friso e cornija. Fachada principal em empena contracurvada, com portal de verga recta e nicho com a imagem da padroeira. Interior com tectos de estuque e madeira, coro-alto, púlpito no lado do Evangelho e retábulos de carácter popular.
fonte: SIPA http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=14059
Construída no último quartel do séc. XVIII no espaço do actual cemitério e benzida em 1778, foi trasladada para o lugar presente, em 1923, a expensas do Comendador Alfredo Álvares de Carvalho, grande benemérito de Mondim.
Apresentando planta centrada, oitavada, com corpo avançado e fachada em empena contracurvada, com portal de verga recta encimado por nicho com a imagem da padroeira, em pedra, este templo destaca-se pela
originalidade da sua traça primitiva e pela qualidade do mobiliário de pedra, nomeadamente a base do púlpito e a pia de água benta.
Reabilitada em 2007.
A monumental escadaria em granito que dá acesso ao actual cemitério foi construída pelo benemérito António Cardoso para ligação à capela de Nossa Senhora da Piedade.
Esta capela foi propositadamente construída para receber as cerimónias finais da antiquíssima Via-sacra, que ainda hoje é encenada anualmente. Este percurso tinha início no Olival do Senhor, foi recentemente recuperado e permite que sejam apreciadas algumas das antigas cruzes originais.