Santuário de Nossa Senhora da Piedade (Mondim)

Santuário de Nossa Senhora da Piedade (Mondim)

IPA.00014059
Portugal, Vila Real, Mondim de Basto, São Cristóvão de Mondim de Basto
Arquitectura religiosa, barroca. Capela barroca, com planta longitudinal de nave octogonal e capela-mor rectangular, mais baixa e estreita, com fachadas ritmadas por pilastras, percorridas por friso e cornija. Fachada principal em empena contracurvada, com portal de verga recta e nicho com a imagem da padroeira. Interior com tectos de estuque e madeira, coro-alto, púlpito no lado do Evangelho e retábulos de carácter popular.


fonte: SIPA http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=14059

 

Construída no último quartel do séc. XVIII no espaço do actual cemitério e benzida em 1778, foi trasladada para o lugar presente, em 1923, a expensas do Comendador Alfredo Álvares de Carvalho, grande benemérito de Mondim.
Apresentando planta centrada, oitavada, com corpo avançado e fachada em empena contracurvada, com portal de verga recta encimado por nicho com a imagem da padroeira, em pedra, este templo destaca-se pela
originalidade da sua traça primitiva e pela qualidade do mobiliário de pedra, nomeadamente a base do púlpito e a pia de água benta.
Reabilitada em 2007.
A monumental escadaria em granito que dá acesso ao actual cemitério foi construída pelo benemérito António Cardoso para ligação à capela de Nossa Senhora da Piedade.
Esta capela foi propositadamente construída para receber as cerimónias finais da antiquíssima Via-sacra, que ainda hoje é encenada anualmente. Este percurso tinha início no Olival do Senhor, foi recentemente recuperado e permite que sejam apreciadas algumas das antigas cruzes originais.